A música está cada vez mais previsível


RETIRADO DO SITE O Globo

-x-x-x-x-x-x-x-x-

A música está cada vez mais previsível

De O Globo

Pesquisa mostra que composições das décadas mais recentes tendem a se parecer mais umas com as outras do que no passado

A época dourada da música é passado. O Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) confirma esta afirmação. O trabalho, que analisou 464.411 canções, concluiu que as composições criadas nas décadas mais recentes tendem a se parecer mais umas com as outras do que as de tempos mais antigos. A análise foi publicada na última edição da revista “Scientific Reports”. Segundo os parâmetros analisados, as transições entre os grupos de notas diminuíram de forma contínua durante os últimos 55 anos.
— Estes parâmetros musicais nas canções são como palavras de um texto, e observamos que cada vez há menos palavras diferentes — explica o pesquisador do Instituto de Pesquisa e Inteligência Artificial da CSIC, Joan Serrà, responsável pelo trabalho.

Ele explica que, dada uma nota musical, é relativamente mais fácil de adivinhar qual será a seguinte em uma canção atual. Do mesmo modo, as composições musicais mais recentes também apresentam uma menor diversidade de timbres e tendem a ser interpretadas com os mesmos instrumentos.

— Na década de 60, por exemplo, grupos como Pink Floyd experimentavam muito mais com a sonoridade do que agora — opina Joana Serrà.

Segundo o pesquisador, este processo de homogeneização poderia ocorrer devido aos modismos, já que “se observa uma tendência de seguir as correntes dominantes”, segundo Serrà. As peças analisadas pela equipe são provenientes de uma base de dados pública de mais de um milhão de canções elaborada pela Universidade de Colúmbia, nos Estados Unidos, que foram publicadas entre 1955 e 2010. As obras respondem a um amplo número de estilos, como rock, pop, hip hop, metal e eletrônica.

Anúncios

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s